Quando se fala em Bacalhau de Qualidade é inevitável mencionar o Grupo Rui Costa e Sousa & Irmão, S.A. como um dos maiores transformadores e comercializadores de Bacalhau Salgado Seco e Demolhado Ultracongelado do Mundo. "Somos os únicos estabelecidos na Noruega e no Brasil, com empresas próprias".
A dinâmica do organigrama do Grupo está patente em todo o processo de transformação e comercialização de Bacalhau. Ora vejamos, de forma a antecipar as alterações nos mercados de origem da matéria-prima, nomeadamente na Noruega, o Presidente Rui Costa e Sousa apostou numa estratégia pioneira de verticalização na fileira do Bacalhau. Neste contexto, adquiriu 50% da Andenes Fiskemottak, A.S., uma estação de receção de peixe, bem como na construção da unidade de escala e salga, Andoya Fisheries, A.S. "Foram 20 Milhões de Euros investidos que nos permitem controlar o bacalhau desde a saída de água, passando pela escala e salga, secagem e demolha até à mesa do consumidor. É esse o segredo da Alta Qualidade - Tal e qual acontecia nos Navios Salgadores dos nossos antepassados, em que o Bacalhau permanecia pelo menos 5 meses no sal a maturar".
Tão importante como as novas infraestruturas e maquinaria, tecnologicamente, avançada é o conhecimento adquirido ao longo de gerações. Nesse patamar coloca-se a empresa Brites Vaz & Irmãos, fundada em 1929, como parte integrante do Grupo RCSI, sendo atualmente a mais antiga seca de bacalhau de Portugal. Esse conhecimento também permitiu ao Grupo RCSI estabilidade e capacidade de inovação, refletindo-se, no ano 2007, com a construção da uma unidade industrial moderna de raiz de Demolhado Ultracongelado como aposta a médio-longo prazo, constituiu um investimento na ordem dos vinte milhões de euros e, que lhe conferiu uma capacidade de processamento de 6.250 toneladas/ano. Neste novo segmento surgiu a Marca Sr. Bacalhau caraterizada pela sua qualidade e requinte. Em Janeiro de 2014, terminam as obras de ampliação da Unidade de Demolha o que permitirá duplicar a sua capacidade.
Em 2002, devido às vicissitudes do mercado apostou-se, a longo prazo, no mercado brasileiro com a abertura da Empresa Brascod, atualmente está suportada pelos entrepostos comerciais e frigoríficos de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. O sucesso da aposta neste mercado, deveu-se aos aconselhamentos e mestria do Sr. Brites de 92 anos - o Procurador da RCSI no Brasil.
Em termos de comercialização o Grupo RCSI, é o maior exportador para o mercado brasileiro, representado 55% dos 120 Milhões de Volume de Negócios. Segundo a Diretora Financeira, Sanda Costa e Sousa, para o incremento do volume de negócios muito contribui a empresa Brascod, alavancada pela notoriedade Top of Mind da marca BomPorto. No mercado brasileiro - "Bacalhau é BomPorto! Estamos há 10 anos nas principais cadeias de supermercados, nos melhores restaurantes, temos 150 vendedores e 10.000 clientes de Norte a Sul do Brasil."
O portefólio de clientes está espalhado por mais de 30 países porque "quem não exporta está falido". Neste sentido aposta fortemente na exportação para o mercado asiático. "Somos a melhor Universidade de Bacalhau do Mundo!"